A mediação de conflitos é um dos principais desafios da gestão com pessoas e uma prática cada vez mais utilizada nas administrações modernas. Em sintonia com esta tendência, a Ouvidoria do INPI participa de curso sobre o tema e trabalha para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
Neste sentido, uma servidora participa quinzenalmente Curso Básico de Mediação de Conflitos e, em reuniões periódicas com toda a equipe da Ouvidoria, divulga o conteúdo das aulas. Nestes encontros, são então discutidas práticas para melhor aplicar no INPI os conceitos apresentados, de acordo com a realidade desta Instituição.
Em linhas gerais, o conceito de mediação propõe que um facilitador auxilie as partes a identificar seus interesses e necessidades, além de definirem em conjunto soluções possíveis para o conflito. O método oferece procedimentos aplicáveis tanto para questões internas da Instituição quanto ao atendimento de usuários externos.
FONTE: http://www.inpi.gov.br/noticias/ouvidoria-se-especializa-em-gestao-de-conflitos
Há muito ainda que se progredir… Mas, não devemos olhar o que não fora ainda realizado e, sobretudo os avanços conquistados com afinco por parte da Diretoria e dos Servidores do INPI , que tem laborado com eficiência.